Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Friday, February 26, 2010

Stress - Amigo ou Inimigo?

Hoje fui a um workshop no estádio Magalhães Pessoa, sobre inteligência emocional e capital psicológico positivo. O orador, José Magalhães, lembrou, entre outras coisas, o lado positivo do stress. Isso deu-me me a ideia para passar-vos esta mensagem hoje.

O stress é um processo fundamental que afecta todos os organismos, desde as bactérias até aos mamíferos.

Ao longo do processo evolutivo, as células, desde organismos unicelulares às células do nosso corpo, aprenderam a usar moléculas que sinalizam uma série de sinais de emergência, para protegerem funções celulares de agressões externas e repentinas. Em organismos complexos, como os seres humanos, os sistemas de stress evoluíram para processos altamente sofisticados que nos habilitam a lidar com desafios extraordinários que nos podem atingir.

O stress é então o conjunto de reacções fisiológicas, psicológicas e comportamentais, a um estímulo ou situação de tensão capazes de perturbar a homeostasia do organismo.

O stress em si é considerado neutro, mas apresenta duas vertentes. O distress ou stress negativo é caracterizado pelo pessimismo, enquanto que o eustress ou stress positivo promove a criatividade e acção.

Os sintomas do stress incluem alterações do ritmo cardíaco, subida dos níveis de adrenalina e noradrenalina, alterações do sono, aumento da tensão muscular, dificuldade de tomada de decisões, irritabilidade, excitação, gaguez, angústia, inquietação motora e tiques nervosos.

O stress, provocando alterações físicas e psicológicas no organismo humano, afecta também a capacidade de trabalho e o rendimento dos trabalhadores das organizações.

Muitas vezes, o stress no trabalho, deve-se a sobrecarga de trabalho e de responsabilidade, e causa custos ás organizações devido a atrasos, absentismos, doenças, acidentes, falta de criatividade, e desempenho fraco.

O stress reduzido desanima, stress em excesso deixa os nervos em franja. Cada pessoa tem o seu nível de stress óptimo e diferentes pessoas numa mesma situação reagem de formas diferentes. Portanto, o stress não deve ser eliminado, deve sim ser gerido.

Primeiro precisa de se conhecer a si próprio: Quando fica mais tenso? É demasiado exigente? Quais as suas expectativas? Quais as suas reacções?

O próximo passo é saber relaxar.

Ouvir música, tomar um banho de imersão, praticar yoga, fazer massagens, ter uma alimentação equilibrada, manter o peso ideal, evitar nicotina, café e outros estimulantes, dormir bem contribuem para diminuir a sobrecarga de stress.

Faça também preparação emocional como cultivar amizades e aproximar-se das pessoas que o apoiam, estabelecer objectivos realistas e significativos, contar com os erros próprios de quem é humano e com as adversidades do dia a dia.

Para finalizar deixo aqui uma sugestão de leitura.

O Stress no trabalho: Causas, efeitos e prevenção, de Alda Pinto

http://www.factor-segur.pt/artigosA/artigos/O%20Stress%20no%20trabalho.pdf

No comments:

Post a Comment