Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Friday, February 5, 2010

Mobbing - o risco silencioso

O conceito de mobbing surgiu na sociologia na década de 80 por um psico-sociólogo do trabalho alemão - o professor Leymann.

O mobbing encontra-se associado à perseguição e criação de um ambiente de trabalho hostil, normalmente contra um trabalhador. Este assédio moral apresenta carácter repetitivo e leva a danos físicos e psíquicos na vítima, afectando o seu trabalho.

A crise financeira tornou-se desculpa para muitas atitudes que nada têm a ver com questões económicas, incluido o mobbing. Na sua forma mais típica, o mobbing tem sido usado por empregadores para contornar o despedimento sem justa causa, visando expulsar o trabalhador.

Os técnicos de higiene e segurança têm de estar atentos para esta questão e tentar avaliar da melhor forma este risco. Não é fácil obter informações sobre o mobbing pois as vítimas normalmente não denunciam estas situações com medo de perderem o emprego. Caso sejam obrigadas a despedir-se devido ao mobbing é depois difícil provar que o sofreram pois os colegas de trabalho normalmente também não colaboram como testemunhas por também terem receio de perder o seu emprego.

6 comments:

  1. Nunca tinha associado mobbing a higiene e segurança no trabalho. A questão do assédio, moral, ou de outra natureza, não deixa contudo de ter repercussões na saúde e higiene no trabalho por isso parece-me muito pertinente.
    José Rebelo Santos

    ReplyDelete
  2. a propósito do Mobbing não posso deixar de referir a enorme preocupação que o mesmo começa a suscitar nalguns meios da comunidade científica internacional. Nesse sentido e em jeito decomplementaridade ao que já foi partilhado pela Mariana, aconselho vivamente a leitura de um artigo fabuloso de Christophe Dejours que analisa algumas das possíveis consequências das pressões a que cada vez mais os trabalhadores estão sujeitos. Foi divulgado pelo público no passado dia 1 de Fevereiro ( http://www.publico.pt/Sociedade/um-suicidio-no-trabalho-e-uma-mensagem-brutal_1420732).
    Até breve

    ReplyDelete
  3. Obrigada pela sugestão de leitura! A entrevista está realmente muito interessante e ao mesmo tempo assustadora! Recomendo!

    ReplyDelete
  4. O mobbing é o bullying do trabalho

    ReplyDelete
  5. Olá Mariana ,
    Obrigado por este blog que me irá ajudar bastante . Nunca tinha ouvido falar em mobbing mas já o presenciei e agora cada vez se vê mais por haver muita procura .
    Zé Manel

    ReplyDelete