Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Monday, February 8, 2010

Radiações

A radiação é o processo de transmissão de energia através do espaço.
Todos os dias estamos expostos a diversos tipos de radiação, dependendo da nossa actividade.
As radiações podem ser ionizantes ou não ionizantes, de acordo com a sua capacidade de ionização de átomos ou moléculas. As radiações mais nocivas ao ser humano são as radiações ionizantes sendo que os efeitos adversos podem ser somáticos (verificar-se directamente nas pessoas irradiadas) ou genéticos (passar para as gerações seguintes). As doses de radiações são acumuláveis no organismo.

Os efeitos das radiações dependem de diversos factores como a natureza das radiações, a dose de radiação e a sua distribuição no tempo, e características do material biológico exposto. Um dos efeitos mais nocivos associados ás radiações é o aumento de incidência de tumores malignos, como cancro da pele, carcinoma do pulmão e leucemia. Os grupos de risco em relação a esta temática são aqueles que lidam com radiações ionizantes no seu local de trabalho, nomeadamente trabalhadores do sector da saúde.

A prevenção é fundamental e implica a redução do tempo de exposição, manter distâncias seguras entre o trabalhador e a fonte de emissão da radiação, isolamento da fonte através da utilização de barreiras físicas de chumbo, utilização de aventais e outros equipamentos de protecção individual de chumbo.

Da legislação aplicável a esta matéria destaco o Decreto-Lei 180/2002 de 8 de Agosto de 2002 estabelece as regras relativas à protecção da saúde das pessoas contra os perigos resultantes de radiações ionizantes em exposições radiológicas médicas e transpõe para o ordenamento jurídico interno a Directiva 97/43/EURATOM.

DL 180/2002 - http://dre.pt/pdf1sdip/2002/08/182A00/57075745.pdf



Sobre esta matéria destaco ainda o Terceiro Congresso Europeu IRPA (International Radiation Protection Association), que ocorrerá de 14 a 18 de Junho de 2010 em Helsínquia, na Finlândia, onde serão debatidos temas relacionados com a protecção radiológica e os seus últimos desenvolvimentos.

http://www.congrex.fi/irpa2010europe/pdfs/First_Announcement_brochure_Revised.pdf http://www.congrex.fi/irpa2010europe/

3 comments:

  1. Podes informar-nos dos tipos de radiações a que os comuns mortais estão mais expostos? e já agora se não for pedir muito, os seus níveis de perigosidade...se disponibilizares sites sobre o assunto também acho boa idéia...Obrigado...

    ReplyDelete
  2. Olá Mariana,
    O teu blog está muito bem pensado, divertido e bem estruturado. Força e contunua
    Beijos Rosane

    ReplyDelete
  3. Bem a exposição a radiações depende da localização geográfica, profissão...não se pode generalizar.
    Mas sobre este assunto posso acrescentar a minha preocupação em relação ao radão, um gás radioactivo insípido,incolor e inodoro. Este pode ser considerado o maior responsável por cancro do pulmão (a seguir ao tabaco).
    Encontra-se em locais com solos graníticos, como Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Portalegre.
    Para mais informações ou sobre o radão ou para medir o nível de radão em vossas casas visitem o site:
    http://www.deco.proteste.pt/prevencao/radao-um-inquilino-indesejavel-s348991.htm

    ReplyDelete