Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Monday, October 4, 2010

Sinistralidade laboral em Portugal - resultados do estudo

Este estudo foi realizado com o intuito de verificar as percepções dos portugueses relativamente aos acidentes laborais, suas causas e características. Foi apresentado na Conferência IIRH10, no Instituto Politécnico de Setúbal, no dia 23 de Setembro de 2010.

Em termos metodológicos, construímos um inquérito por questionário de auto-aplicação que colocámos online. São as informações recolhidas deste modo que constituem o substrato para apresentação e discussão dos resultados.

Estamos cientes das limitações decorrentes da metodologia e do número de respondentes validados (50), pelo que este estudo tem uma natureza exploratória e os seus resultados são apenas válidos para estes respondentes, podendo eventualmente fornecer pistas em relação à sensibilidade dos portugueses em relação a esta temática.

Caracterização dos respondentes

Este estudo conta com a participação válida de 50 pessoas, cuja distribuição por sexo identificou 24 homens e 26 mulheres.

Responderam ao inquérito pessoas entre os 15 e os 50 anos, sendo que a média da idade dos inquiridos foi 28,7 anos. Em relação à escolaridade, 76% dos respondentes apresenta formação superior.

Admite-se algum enviesamento nos resultados que decorre desta situação, e do facto do questionário ser respondido online, pelo que apenas indivíduos com apetência, e acesso a sistemas informáticos e à internet poderiam fazer parte dos respondentes. De realçar ainda o condicionamento decorrente do “sitio” onde o inquérito foi disponibilizado (este blog), sendo o acesso possível via twitter, linked in, e o próprio blog. Ora, este facto torna mais provável que pelo menos alguns respondentes estejam directa ou indirectamente ligados à problemática da Higiene e Segurança.

Dados mais relevantes

Uma das questões apresentadas, reportava ao sector profissional com maior incidência de acidentes mortais em Portugal. Os resultados revelam que o sector apontado como aquele que apresenta mais acidentes mortais é o da construção civil, o que é corroborado pelos dados oficiais.

Gráfico 1 – Distribuição dos acidentes de trabalho mortais em Portugal por sectores de actividadeA profissão identificada como a que susceptível de maior risco de sinistralidade é a de operário da construção civil (48%), seguida da de operário pirotécnico (18%), operário metalúrgico (12%), e mineiro (10%). Também neste caso não se verificaram grandes discrepâncias relativamente aos dados oficiais.

Gráfico 2 – Profissões com maior risco de sinistralidade

No que respeita ao que foi identificado como causa de morte em acidentes em Portugal, a queda em altura foi apontada em primeiro lugar, seguida de esmagamento e do soterramento. Estas respostas confirmam os dados divulgados pela ACT.

Gráfico 3 – Principais Causas de morte em Acidentes Laborais em Portugal

Em relação à primeira medida a implementar com vista à diminuição da sinistralidade laboral, os nossos respondentes sugeriram, em primeiro lugar aumentar a fiscalização e a formação em Higiene e Segurança, em segundo lugar as restrições legais para obrigar o empregador a melhores práticas de Higiene e Segurança e em terceiro lugar o planeamento detalhado dos procedimentos ligados às diversas actividades.

Embora neste caso não possamos confrontar os dados com estatísticas, o facto é que estes resultados vão de encontro aos princípios gerais da prevenção e “legitimam” a obrigatoriedade da formação em Higiene e Segurança e o reforço da fiscalização que se tem verificado nos últimos anos.

Gráfico 4 – Medidas prioritárias para diminuir a sinistralidade laboral

Agradecemos a todos os que participaram no estudo!


Autores:

Mariana Santos

Mickael Silva

Rute Brites

No comments:

Post a Comment