Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Wednesday, October 6, 2010

Manutenção Segura - Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho




De acordo com a Norma Europeia EN 13306, a manutenção é a "combinação de todas as acções técnicas, administrativas e de gestão durante o ciclo de vida de um objecto, com a finalidade de o manter ou restaurá-lo para um estado em que seja capaz de executar a função exigida.".

Manutenção é um termo genérico de uma variedade de tarefas em diferentes sectores e em todos os tipos de ambientes de trabalho. As actividades de manutenção incluem:

- Inspecção

- Teste

- Medição

- Calibração

- Substituição

- Ajuste

- Reparação

- Conservação

- Detecção de avarias

- Substituição de peças

- Assistência

- Lubrificação

- Limpeza

A manutenção é extremamente importante para garantir uma produtividade contínua, produzir bens de alta qualidade e manter a competitividade de uma empresa. Tem ainda impacto na segurança e saúde no trabalho.

Em primeiro lugar, uma boa manutenção preventiva é essencial para manter a segurança e fiabilidade do equipamento, das máquinas e do ambiente de trabalho.

Seguidamente, pelo facto desta ser realizada em todos os sectores e em todos os locais de trabalho, os trabalhadores que a executam têm maior probabilidade de exposição a vários perigos do que os restantes trabalhadores (a manutenção é considerada uma actividade de alto risco). Por este motivo é necessário ter em consideração a segurança, tanto dos trabalhadores que a praticam e como das restantes pessoas que estão presentes no local de trabalho, através de protecção adequada.

A manutenção segura será o foco da Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho de 2010, que terá lugar de 25 a 29 de Outubro e incluirá centenas de conferências, exposições e sessões de formação em toda a Europa.



Aceda à apresentação de diapositivos da campanha:



Ajude a divulgar esta campanha:

Aceda aqui ao guia da campanha.

Saiba como participar.


Adaptado de: http://osha.europa.eu/pt

1 comment:

  1. Ola Mariana, tenho interesse em obter mais informações sobre segurança em manutençao, por isso estou enviando um email (felipesilva_eq) para entrarmos em contato assim que possivel, agradeço a atenção.

    ReplyDelete