Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Monday, July 12, 2010

Reportagem sobre "Riscos Industriais - O preço do Perigo".


Realizado por FRANCE2,a emissão COMPLEMENT D´ENQUETE é uma emissão de culto em França e de extrema qualidade. Propõe de forma quinzenal uma reflexão e abordagem mais profunda sobre temas da actualidade. Esta emissão data de 2005.

Aqui são abordados temas como seja a questão do amianto ( e as questões éticas da SHST que se levantam), a falta indesculpável do empregador , a lei do silêncio das populações, o equilíbrio ténue entre Direito ao Trabalho e Direito à Segurança e Saúde no Trabalho, entrevistas com vários responsáveis governamentais, entrevista com um Professor de Ergonomia, situações de morte certa para trabalhadores expostos a substâncias cancerígenas, os indicadores biológicos e a "não-confidencialidade" de informações sigilosas, a "instrumentalização" sindical, a limitação de informação para evitar suicídios nos trabalhadores, a escolha consciente entre "saúde" ou "emprego" e como a subordinação jurídico-económica se processa na prática e sempre quebra do lado mais fraco, a importância de uma verdadeira medicina do trabalho , umas das profissões mais perigosas do mundo- pintura de aviões, entrevista com responsáveis pela prevenção de riscos, a Directiva seveso II e as dificuldades da sua aplicação , o caso AZF em Toulouse, populações que vivem em zonas de morte certa considerando as consequências dos efeitos do BLEVE, riscos ambientais marítimos e do transporte de mercadorias por via marítima em geral, o controlo técnico dos petroleiros quem as faz e de que forma, os riscos sísmicos, a preparação das populações para situações de emergência, a impossibilidade económica das Câmaras de "colocar em conformidade os edifícios" face aos regulamentos anti-sísmicos , como surgem e quem define os regulamentos anti-sísmicos, casos de prevenção sísmica na Construção, Cultura de segurança, bons exemplos de cultura de prevenção no Mónaco, percepção do risco pelas populações ...

Ideal para ser usado em contexto formativo, sensibilização divulgação , e certamente do agrado dos profissionais da SHST/AMBIENTE. É dirigido à população em geral, mas os técnicos podeão ler nas entrelinhas tantos aspectos que conheçemos tão bem.

Para acederem ao texto original e saberem como obter a reportagem acedam ao site.

No comments:

Post a Comment