Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Sunday, July 25, 2010

Software português mede níveis de alegria no trabalho

Qualquer bom gestor sabe ver se os seus trabalhadores estão satisfeitos ou insatisfeitos, certo? Errado. Não é contando o número de vezes que alguém canta a caminho da máquina do café que se descobre até que ponto os funcionários se sentem bem na empresa. Mas esse indicador pode ser bem mais fidedigno que a resposta aos questionários "obrigatórios" que os departamentos de recursos humanos levam a cabo uma vez por ano. Perguntar o grau de satisfação de 1 a 5 é a melhor maneira de ter uma resposta inútil.

Foi a pensar nesta lacuna que duas empresas portuguesas, Via Consulting e Ask For Alchemy, criaram um software próprio para medir a felicidade das pessoas no local de trabalho. Chama-se "Are You Happy" e determina o nível de felicidade entre 0 e 4, com muitas casas decimais pelo meio. Segundo Luís Pereira, presidente executivo da Via Consulting, o processo de análise pode demorar até três meses em cada empresa. E, por vezes, os resultados são surpreendentes.

"A qualidade emocional das pessoas em ambiente de trabalho é um contributo mais decisivo que o QI para a produtividade", explica o responsável, sublinhando que este ainda é um aspecto pouco explorado em Portugal. "Se as pessoas se sentirem mais satisfeitas no ambiente de trabalho, vão ser mais produtivas e mais empenhadas", adianta Luís Pereira, "e isto é algo que a comunidade científica tem vindo a comprovar".

O software tem um questionário de base, mas é necessário trabalhar com a empresa cliente para adaptar as perguntas. Tudo depende do tipo de actividade da empresa, se é um SPA ou uma repartição de Finanças, e do tipo de funcionários que tem. Além disso, um funcionário de call center recebe menos perguntas que o gestor de contas num banco. "O racional é muito diferente dos questionários tradicionais", explica Luís Pereira, exemplificando: uma das perguntas que pode ser feita é se o trabalhador tem o hábito de cumprimentar o recepcionista quando chega de manhã.

Depois de compiladas as respostas, o algoritmo do software determina o nível médio de felicidade. E este costuma ser baixo entre os trabalhadores portugueses. Luís Pereira frisa que "tudo o que se relaciona com a capacidade de inovação está abaixo da média" e que as pessoas gostariam de ser "mais desafiadas". Por outro lado, o estilo de gestão das multinacionais desencoraja os afoitos: "Os funcionários cumprem mais e opinam menos", diz o responsável.

Outra situação que gera infelicidade é a não celebração dos momentos positivos das organizações. "A verdade é que as pessoas interpretam isso como não fazendo parte da empresa", indica Luís Pereira. Conforme os resultados, a Via Consulting fornece dicas e soluções para melhorar os índices e volta a fazer medição meses depois. "Para quem decidie às vezes faz-se um clique", remata o responsável, garantindo que as diferenças costumam ser substanciais.

Fonte: http://www.ionline.pt

4 comments:

  1. trabalhar sucks :[
    por falar nisso, tu ja andas a trabalhar?
    da ultima vez que tive ctg acho k estavas a tirar uma pós-graduação ou assim

    ReplyDelete
  2. Olá, Mariana, Boa tarde!


    Estou a fazer um estudo acerca do mercado actual de higiene e segurança no trabalho, bem como sobre as TIC nas empresas portuguesas. Como vejo que é uma formadora nessa área, seria possível fazer-me a gentileza de dispor algumas informações (dentro do que possuir, logicamente)? Por exemplo: para este estudo, necessito saber, essencialmente:


    Relativamente ao mercado actual de higiene/saúde e segurança no trabalho:

    Quantos técnicos de higiene e segurança no trabalho há em Portugal, actualmente (THST e TSHST - se possível, com essa separação)?
    Dentre esses, quantos trabalham por conta de outrem, directamente nas empresas, e quantos são os que trabalham em empresas prestadoras do serviço?
    Relativamente às empresas prestadoras do serviço, quantas são essas empresas (acreditadas e não acreditadas)?
    Relativamente às empresas que comercializam equipamentos para higiene e segurança no trabalho, quantas estão activas atualmente (acreditadas e não acreditadas)?
    Quantos são os técnicos que cada uma possuem (se conseguir saber quantas empresas cada técnico é responsável, seria excelente - mesmo que seja em média, já ajuda a informação)?
    Dentre todos os técnicos, seja os que são contratados directamente pelas empresas, sejam os prestadores de serviço, são eles os responsáveis pela indicação directa das compras dos materiais utilizados de higiene e segurança?
    Quantas são as associações profissionais no país? As maiores/principais? Número aproximado de membros dessas associações?
    Quantas são as entidades formadoras certificadas actualmente? Listagem de entidades formadoras; Média de formandos/ano em THST e TSHST;
    Feiras e eventos destinados à estudantes, profissionais de Higiene e Segurança no Trabalho e empresas - tanto de terceirização quanto para empresas, num geral.


    Relativamente as TIC:

    Utilização de TIC nas empresas;
    Acesso e utilização da Internet;
    Quantas empresas utilizam-se do comércio electrónico (compras online) actualmente;
    Qual o crescimento deste tipo de utilização do comércio electrónico por parte das empresas;
    Valores anuais que costumam disponibilizar/gastar em compras online (se houver gráficos de progressão também, seria óptimo!);
    Relativamente aos sites de vendas deste tipo de equipamentos, para a área de higiene e segurança no trabalho, quais são os de maior expressão, actualmente?


    Haveriam essas mesmas informações (ou algumas delas - as que possuírem para todas as questões), relativamente aos mercados de Espanha e França?

    Agradeceria muitíssimo se me puderem ajudar nessa pesquisa que estou a fazer, penso que pssa ter muitos dos elementos dos quais necessito para bem concluir minha análise.

    Os meus mais sinceros agradecimentos e os meus melhores cumprimentos!


    Morgana Siva

    ReplyDelete
    Replies
    1. Morgana, o seu estudo parece-me muito interessante. Será que me podia enviar um email com o seu contacto?
      No que eu puder ajudo :)

      Delete
  3. Eu participei neste projecto como programador e gostei muito!

    ReplyDelete