Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Thursday, January 5, 2012

Utilização de computadores e ergonomia

Na era digital em que nos encontramos,a utilização de computadores e de Internet em Portugal é das mais elevadas na Europa.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e da Agência para a Sociedade do Conhecimento, 91% da população com nível de habilitações de educação secundária, 95% com educação superior e 99% dos estudantes utilizam estas ferramentas. Na União Europeia as correspondentes médias são, respectivamente, 75%, 93% e 97%.

Entre 2005 e 2009, a utilização da Internet cresceu 87 por cento, tendo mais do que duplicado no grupo de idades dos 25 aos 54 anos, e mais do que triplicado no grupo de idades dos 55 aos 74 anos. Também entre 2005 e 2009 a posse de um computador nos agregados familiares aumentou 42%.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt

Ora, havendo cada vez mais computadores, mais utilizadores, e mais actividades realizadas recorrendo aos mesmos, quer a nível profissional, quer a nível pessoal e de lazer, é essencial garantir que a utilização do computador se faça nas melhores condições possíveis, sem prejudicar a saúde dos utilizadores.

Nesse sentido, é crucial na utilização do computador ter em conta as questões ergonómicas, que convém relembrar.

Hoje deixo-vos aqui um vídeo muito interessante, que permite identificar posturas incorrectas aquando da utilização de computadores, e qual a forma de as corrigir.

Desafio-vos, aquando da visualização do vídeo, a tentarem identificar, para cada situação apresentada, fazendo "pause", quais os problemas e as soluções, antes de serem reveladas.

2 comments:

  1. Olá Mariana!! Tudo bem?
    Tenho visitado frequentemente o teu blog cheio de coisas interessantes!!! Adorei este vídeo!! Bastante dinâmico e com gestos muio importantes que não ligamos nada... Continua a divulgação de temas nesta área :)

    ReplyDelete
  2. Muito obrigada pelo incentivo!
    Estando na mesma área, acredito que também tenhas ideias interessantes sobre estes assuntos.
    Estou aberta a sugestões para novos posts :)

    ReplyDelete