Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Friday, December 16, 2011

Segurança e Saúde na Agricultura


A agricultura é um dos sectores de actividade com mais riscos , sendo que todos os anos muitos trabalhadores agrícolas sofrem acidentes de trabalho e problemas de saúde. É também o maior sector de emprego feminino em muitos países, especialmente nos continentes africano e asiático. A Agricultura emprega cerca de mil milhões de trabalhadores em todo o mundo, ou seja, mais de um terço da força de trabalho mundial, sendo responsável por cerca de 70 por cento do trabalho infantil em todo o mundo.

Tendo em conta esta problemática, foi publicado recentemente pela Organização Internacional do Trabalho, um código de boas práticas em segurança e saúde na agricultura. Este destina-se a aumentar a consciência dos perigos e riscos associados à agricultura e promover a sua gestão e controlo eficazes, bem como ajudar a prevenir acidentes e doenças profissionais e melhorar o ambiente de trabalho, encorajar os governos, empregadores, trabalhadores e outras partes interessadas a cooperar na prevenção de acidentes e doenças profissionais e na promoção de atitudes mais positivas e comportamentos para a segurança e saúde no trabalho na agricultura em todo o sector.

O download desta publicação em inglês pode ser efectuado aqui.

Fonte: http://www.ilo.org

No comments:

Post a Comment