Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Thursday, December 16, 2010

Lock out Tag Out


Hoje, numa aula de identificação e avaliação de riscos profissionais do mestrado em SHT, foi abordado um conceito muito interessante: log out tag out.

Este conceito refere-se aos procedimentos OSHA para protecção dos trabalhadores de energias potencialmente perigosas quando efectuam serviços de manutenção ou reparação em máquinas ou equipamentos.
A maior parte dos requerimentos encontram-se na norma de bloqueio/etiquetagem 1910.147, The Control of Hazardous Energy.

Bloqueio (lockout) significa bloquear o mecanismo que isola uma fonte de energia do trabalhador. Quando o mecanismo – um dispositivo de isolamento de energia – está bloqueado, permite ao
trabalhador efectuar a manutenção em segurança equipamento potencialmente perigoso. Um dispositivo de bloqueio (normalmente um cadeado) mantém o dispositivo de isolamento de energia numa posição de segurança. Cada cadeado deve ter a sua única chave ou combinação. Quando um dispositivo de isolamento de energia está bloqueado, o equipamento não funciona até que o cadeado seja removido.

Sinalização (Tagout) significa colocar uma etiqueta ou sinal – dispositivo de sinalização – no dispositivo de isolamento de energia. Os dispositivos de sinalização devem controlar as energias perigosas com a mesma eficácia que os dispositivos de bloqueio. Mas porque os dispositivos de etiquetagem não proporcionam a mesma barreira física às energias perigosas que os dispositivos de bloqueio, pode ser difícil demonstrar que eles são igualmente eficazes. A etiqueta deve ser presa em segurança ao dispositivo de isolamento de energia e deve indicar que o equipamento em manutenção não pode ser operado até que a etiqueta seja removida.

O conceito de bloqueio/sinalização é relativamente simples: controlar a fonte de energia potencialmente perigosa de forma a que os trabalhadores não se lesionem quando reparam ou efectuam a manutenção de equipamentos. Contudo, aplicar o conceito a operações de produção complexas pode não ser simples de aplicar.


Para uma melhor percepção desta temática, apresento o seguinte vídeo:

Friday, December 10, 2010

Riscos em trabalhos de limpeza

A limpeza é um trabalho genérico – é realizada em todos os grupos da indústria e em todos os locais de trabalho, e a indústria da limpeza tem provado ao longo de vários anos ser um dos sectores mais dinâmicos, representando um dos principais serviços prestados às indústrias comerciais na União Europeia. A estrutura de emprego dos trabalhadores da limpeza varia entre grandes empresas, tanto privadas como públicas, que contratam ou subcontratam numa base individual numerosos trabalhadores da limpeza. Na sua maioria são mulheres, especialmente migrantes. O trabalho é na maioria das vezes temporário, e com tempos e horários irregulares. Os trabalhadores têm de suportar a ideia de um estatuto de meros "empregados de limpeza", sendo as suas qualificações e experiências ignoradas e vítimas de “invisibilidade” no trabalho. A limpeza realizada à noite é uma realidade inquestionável. Os perigos e riscos que estes trabalhadores enfrentam incluem:
• a exposição a substâncias perigosas, incluindo agentes biológicos que podem causar asma, alergias, e infecções no sangue
• Ruído e vibração
• Escorregamento, tropeções e quedas durante "o trabalho em piso molhado"
• Acidentes de origem eléctrica provocados pelo equipamento de trabalho
• Risco de lesões músculo-esqueléticas
• Trabalho solitário, stresse profissional, violência, e assédio moral (bullying)
• Ritmos e horários de trabalho irregulares.
A prevenção de lesões aos trabalhadores do sector da limpeza requer a introdução de alterações, não apenas por parte das empresas de limpeza, como também por parte da nossa própria percepção de limpeza, sobre a forma como obtemos estes serviços. A mutação dos padrões de trabalho, tais como a passagem de horários de limpeza nocturnos para diurnos, o melhoramento das condições de contratação, valorizando a qualidade do serviço em detrimento do preço, e melhorando a relação entre o cliente e a empresa de limpeza, podem reduzir directamente o risco de lesões para os trabalhadores de limpeza.


Ainda sobre este assunto, partilho aqui vídeos do NAPO:


Monday, December 6, 2010

Documentário - All that glitters, de Tomáš Kudrna

No 53º Festival Internacional de Leipzig de Cinema Documental e Animado – DOK Leipzig, o prémio “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis” promovido pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho foi atribuído ao realizador checo Tomáš Kudrna pelo documentário “Tudo o que brilha”.

O filme conta a história de um trabalhador numa mina de ouro internacional na inóspita região de Kyrgyzstan.

Aqui fica o o trailer:


Podem ainda espreitar a entrevista com Tomáš Kudrna:


Fontes:
http://pt.euronews.net/2010/10/27/53-festival-internacional-de-leipzig-de-cinema-documental-e-animado-dok-leipzig/

http://osha.europa.eu/en/about/competitions/hw_film_award_2010