Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Friday, December 10, 2010

Riscos em trabalhos de limpeza

A limpeza é um trabalho genérico – é realizada em todos os grupos da indústria e em todos os locais de trabalho, e a indústria da limpeza tem provado ao longo de vários anos ser um dos sectores mais dinâmicos, representando um dos principais serviços prestados às indústrias comerciais na União Europeia. A estrutura de emprego dos trabalhadores da limpeza varia entre grandes empresas, tanto privadas como públicas, que contratam ou subcontratam numa base individual numerosos trabalhadores da limpeza. Na sua maioria são mulheres, especialmente migrantes. O trabalho é na maioria das vezes temporário, e com tempos e horários irregulares. Os trabalhadores têm de suportar a ideia de um estatuto de meros "empregados de limpeza", sendo as suas qualificações e experiências ignoradas e vítimas de “invisibilidade” no trabalho. A limpeza realizada à noite é uma realidade inquestionável. Os perigos e riscos que estes trabalhadores enfrentam incluem:
• a exposição a substâncias perigosas, incluindo agentes biológicos que podem causar asma, alergias, e infecções no sangue
• Ruído e vibração
• Escorregamento, tropeções e quedas durante "o trabalho em piso molhado"
• Acidentes de origem eléctrica provocados pelo equipamento de trabalho
• Risco de lesões músculo-esqueléticas
• Trabalho solitário, stresse profissional, violência, e assédio moral (bullying)
• Ritmos e horários de trabalho irregulares.
A prevenção de lesões aos trabalhadores do sector da limpeza requer a introdução de alterações, não apenas por parte das empresas de limpeza, como também por parte da nossa própria percepção de limpeza, sobre a forma como obtemos estes serviços. A mutação dos padrões de trabalho, tais como a passagem de horários de limpeza nocturnos para diurnos, o melhoramento das condições de contratação, valorizando a qualidade do serviço em detrimento do preço, e melhorando a relação entre o cliente e a empresa de limpeza, podem reduzir directamente o risco de lesões para os trabalhadores de limpeza.


Ainda sobre este assunto, partilho aqui vídeos do NAPO:


No comments:

Post a Comment