Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Thursday, December 16, 2010

Lock out Tag Out


Hoje, numa aula de identificação e avaliação de riscos profissionais do mestrado em SHT, foi abordado um conceito muito interessante: log out tag out.

Este conceito refere-se aos procedimentos OSHA para protecção dos trabalhadores de energias potencialmente perigosas quando efectuam serviços de manutenção ou reparação em máquinas ou equipamentos.
A maior parte dos requerimentos encontram-se na norma de bloqueio/etiquetagem 1910.147, The Control of Hazardous Energy.

Bloqueio (lockout) significa bloquear o mecanismo que isola uma fonte de energia do trabalhador. Quando o mecanismo – um dispositivo de isolamento de energia – está bloqueado, permite ao
trabalhador efectuar a manutenção em segurança equipamento potencialmente perigoso. Um dispositivo de bloqueio (normalmente um cadeado) mantém o dispositivo de isolamento de energia numa posição de segurança. Cada cadeado deve ter a sua única chave ou combinação. Quando um dispositivo de isolamento de energia está bloqueado, o equipamento não funciona até que o cadeado seja removido.

Sinalização (Tagout) significa colocar uma etiqueta ou sinal – dispositivo de sinalização – no dispositivo de isolamento de energia. Os dispositivos de sinalização devem controlar as energias perigosas com a mesma eficácia que os dispositivos de bloqueio. Mas porque os dispositivos de etiquetagem não proporcionam a mesma barreira física às energias perigosas que os dispositivos de bloqueio, pode ser difícil demonstrar que eles são igualmente eficazes. A etiqueta deve ser presa em segurança ao dispositivo de isolamento de energia e deve indicar que o equipamento em manutenção não pode ser operado até que a etiqueta seja removida.

O conceito de bloqueio/sinalização é relativamente simples: controlar a fonte de energia potencialmente perigosa de forma a que os trabalhadores não se lesionem quando reparam ou efectuam a manutenção de equipamentos. Contudo, aplicar o conceito a operações de produção complexas pode não ser simples de aplicar.


Para uma melhor percepção desta temática, apresento o seguinte vídeo:

No comments:

Post a Comment