Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Friday, November 15, 2013

Karoshi e Karojisatsu

Karoshi é o termo Japonês para morte devido a excesso de trabalho.
Esta designação tem sido utilizada desde os anos 70. Em 1978 foram reportados 17 casos de Karoshi na 51ª reunião anual da Associação Japonesa de Saúde Industrial. Karoshi não é um termo médico puro, mas um termo sociomédico que se refere a fatalidades associadas ao trabalho devido a enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, ou falha cardíaca, agravados por grande carga de trabalho e longas jornadas de trabalho. Este fenómeno começou por ser identificado no Japão tendo sido o termo adotado internacionalmente. 

Casos típicos de Karoshi:
  1. O Sr. A trabalhava numa grande empresa de snack food, cerca de 110 horas por semana  (não por mês), tendo falecido de ataque cardíaco aos 34 anos de idade. O Labour Standards Office confirmou que esta foi uma morte relacionada com o trabalho.
  2. O Sr. B, um condutor de autocarro, cuja morte foi confirmada como estando relacionada com o trabalho, trabalhava mais de 3,000 horas por ano. O Sr. B não teve nenhum dia de folga nos 15 dias que antecederam o enfarte que teve aos 37 anos.
  3. O Sr. C encontrava-se empregado numa grande empresa de serviços de impressão em Tóquio, e trabalhava 4,320 horas por ano, incluindo trabalho noturno, tendo falecido devido a um enfarte aos 58 anos. A sua viúva recebeu uma indemnização 14 anos após a morte do marido.
  4. A Sra D, uma enfermeira de 22 anos, morreu de ataque cardíaco após uma jornada de 34 horas de trabalho contínuo, sendo esta a quinta vez que realizava esta jornada no período num mês.
Uma variação deste fenómeno é o suicídio relacionado com o excesso de trabalho e condições de trabalho stressantes, tendo surgido um termo específico para esta situação - Karojisatsu .
O Karojisatsu tornou-se um problema social no Japão em meados dos anos 80. Verificou-se que longas jornadas de trabalho, falta de controlo no trabalho, rotina e tarefas repetitivas, conflitos interpessoais, recompensas inadequadas, insegurança no emprego, e problemas organizacionais potenciavam riscos psicossociais no trabalho, podendo levar ao suicídio.

Medidas para prevenir Karoshi Karojisatsu
  1. Redução da jornada de trabalho e o trabalho excessivo: Esforços para reduzir as horas de trabalho, o trabalho tardio e o trabalho em feriados e fins de semana é essencial para prevenir carga excessiva de trabalho.
  2. Fornecimento de acompanhamento médico e tratamento adequado: Empresas, famílias e a sociedade num todo devem trabalhar para melhorar o nível de acompanhamento médico e acesso a cuidados de saúde adequados e mecanismos para prevenção de Karoshi e Karoujisatsu. Inquéritos sobre suicídio relacionado com o trabalho mostram que a maioria das pessoas cometem suicídio após sofrerem de alguma perturbação mental, incluindo depressão.
  3. Promoção de diálogo ativo e efetivo entre trabalhadores e empregadores para o desenvolvimento de procedimentos de trabalho saudáveis e eficientes: Actividades regulares que promovam o diálogo sobre a segurança e saúde e avaliações de riscos profissionais implementadas em conjunto por empregadores e trabalhadores são úteis na redução do risco de excesso de trabalho e stress relacionado com o trabalho.
Fonte. International Labour Organization





Mais informações sobre Karoshi e Karojisatsu
http://www.anroev.org/wp-content/uploads/2012/05/OSH-ALU-52.pdf

No comments:

Post a Comment