A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) avançou na passada segunda-feira que, em Portugal, se estima que morre diariamente uma pessoa devido a acidente de trabalho ou doença profissional.
Ainda de acordo com a ACT, há a registar igualmente a ocorrência de “incapacidades temporárias ou permanentes, com pesados custos económicos e sociais para as pessoas e a sociedade em geral”.
A nível mundial, acrescentou a ACT, as estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam para “mais de dois milhões de mortes relacionadas com o trabalho”. E, sublinhou, as doenças profissionais “continuam a ser, a nível mundial, a causa principal das mortes relacionadas com o trabalho”.
A prevenção das doenças profissionais é, precisamente, o tema deste ano do Dia Mundial das Vítimas do Trabalho, que se assinala a 28 de Abril. Em Portugal, instituiu-se paralelamente, na mesma data o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.
Até ao final do mês, a ACT vai promover junto de escolas, empresas, parceiros sociais e autarquias outras iniciativas semelhantes dedicadas à prevenção das doenças profissionais.
Fonte: www.publico.pt
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Incrivel como nos tempo modernos de agora ainda se continua a exibir numeros destes! Parabens pela pagina.
ReplyDeletePs.: Estou no ultimo ano de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde