Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Friday, September 10, 2010

8º Congresso Nacional de Saúde Ocupacional

Decorrerá nos dias 11 e 12 de Novembro de 2010, na Póvoa do Varzim, o 8º Congresso Nacional de Saúde Ocupacional - 8CNSO2010, subordinado ao tema Riscos Psicossociais e Outros Riscos Emergentes.

O programa do 8º Congresso Nacional de Saúde Ocupacional tem como principal objectivo atrair e motivar os profissionais da Saúde e Segurança no Trabalho para a discussão destes temas.

Para consultar o Programa (clique aqui).

Para mais informações contacte:
Congresstur
Rua Fonseca Cardoso, 197 - 2º Dto, 4000-234 Porto
Tel - +351 222 023 520
E-mail: luismachado@congresstur.pt

Fonte: www.act.gov.pt

Governo espanhol quer responsabilizar empresas por acidentes laborais

Projecto de lei castelhana prevê responsabilizar entidades empregadoras mesmo em caso de má conduta dos trabalhadores.
Segundo o periódico espanhol “Expansión”, o Governo espanhol prevê aprovar uma lei que põe fim à incerteza nos litígios entre as entidades empregadoras e os trabalhadores, responsabilizando as empresas mesmo em caso de “imprudência” do trabalhador.

O projecto-lei, ao qual o “Expansión” teve acesso, prevê “presunção de culpa” da entidade empregadora em caso de acidente no espaço de trabalho. O projecto-lei, segundo alguns juristas ouvidos pelo periódico, alarga os deveres das empresas não bastando que estas avisem os trabalhadores em situações de potencial perigo, obrigando-as praticamente a “prever” situações de perigo futuras.

O objectivo deste projecto de lei é, segundo o periódico, “agilizar” os litígios laborais em Espanha, reduzindo a “incerteza” nas relações jurídico-laborais.

O diploma abrange também a possibilidade de “conciliação” entre os litigiosos, que poderão ser efectuados através de acordos entre a entidade empregadora e o profissional.

À margem deste diploma ficam os litígios decorrentes de casos relacionados com a Segurança Social, férias, mobilidade geográfica ou mudança nas condições de trabalho, refere o “Expansión”.

Fonte:www.jornaldenegocios.pt

Thursday, September 2, 2010

Legislação - Risco Eléctrico

Foi publicada hoje em Diário da República a Lei n.º 30/2010, de 2 de Setembro de 2010 - Protecção contra a exposição aos campos eléctricos e magnéticos derivados de linhas, de instalações e de equipamentos eléctricos.

A lei 30/2010 regula os mecanismos de definição dos limites da exposição humana a campos magnéticos, eléctricos e electromagnéticos derivados de linhas, de instalações ou de equipamentos de alta tensão e muito alta tensão, tendo em vista salvaguardar a saúde pública.

Esta legislação visa preservar os interesses públicos da protecção do ambiente e, em especial, da paisagem e do ordenamento do território, dos possíveis impactes negativos proporcionados pelas linhas, instalações e equipamentos de alta e muito alta tensão.

Para vizualizar esta lei clique aqui.