Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Tuesday, April 27, 2010

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Todos os anos, no dia 28 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Desde 2003, a OIT celebra este dia, realçando a prevenção de acidentes e de doenças relacionadas com o trabalho através do diálogo social e do tripartismo. Os riscos emergentes e os padrões de prevenção num mundo do trabalho em mudança são o tema deste ano, sendo analisados os desafios actualmente registados à escala mundial e o novo contexto prático da segurança e saúde no trabalho. A EU-OSHA, na vanguarda do fornecimento de informação actual e fiável sobre estas questões, apoia a OIT de forma activa na promoção deste importante dia.

Fonte: 28 de Abril de 2010: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho — OSHA — Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho

Vamos celebrar este dia alertando para a necessidade de uma nova cultura de segurança!
É necessário consciencializar que a segurança traz benefícios, não deve ser vista como um custo!
A higiene e segurança é necessária em todas as empresas e em todas as fases, desde o projecto à avaliação de riscos!
A prevenção cabe a todos e é para todos!

Thursday, April 22, 2010

Segurança e Saúde no Trabalho para homens e mulheres


No mês em que se celebra o Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho, a 28 de Abril, a OIT alerta para aspectos específicos que afectam diferentemente mulheres e homens no trabalho. A segregação profissional expõe a riscos o sexo sobrerepresentado em determinadas profissões, as longas horas de trabalho, o não respeito pelas regras da ergonomia colocam em risco homens e mulheres em todo o mundo. Ao longo dos anos a Segurança e Saúde no Trabalho valoriza crescentemente a dimensão de género nas condições de trabalho e actualmente constata –se que as leis protectoras das mulheres enquanto esposas e mães contribuiram para as excluir e potenciar a discriminação no trabalho. Actualmente as políticas devem procurar eliminar os riscos e promover o bem estar para todo o pessoal, mais do que excluir um ou outro grupo de determinadas funções mais perigosas.


Friday, April 2, 2010

The safest table saw ever built

Today I share a video suggested by Mickael Silva, my friend and future Health and Safety at Work Technician.It's very interesting, take a look:


Thursday, April 1, 2010

Relatório Único

O relatório Único é um relatório anual referente à informação sobre a actividade social da empresa.

A regulamentação do Código do Trabalho criou uma obrigação única, a cargo dos empregadores, de prestação anual de informação sobre a actividade social da empresa, com conteúdo e prazo de apresentação regulados, entretanto, na Portaria n.º 55/2010 de 21 de Janeiro.

Esta informação anual reúne informações até agora dispersas respeitantes:

  • quadro de pessoal;
  • à comunicação trimestral de celebração e cessação de contratos de trabalho a termo;
  • à relação semestral dos trabalhadores que prestaram trabalho suplementar;
  • ao relatório da formação profissional contínua;
  • ao relatório da actividade anual dos serviços de segurança e saúde no trabalho;
  • balanço social;
  • greves.

A informação anual inclui ainda informação sobre os prestadores de serviço.

A entrega do Relatório Único que decorre entre 16 de Março e 15 de Abril, em 2010 irá excepcionalmente ter um alargamento até ao dia 15 de Maio.

Fontes: site da ACT, site do GEP