Este blog foi criado com o intuito de servir de alerta para as questões de Higiene e Segurança no trabalho, por vezes de forma mais séria e informativa, outras vezes, recorrendo ao humor.


Friday, March 29, 2013

CEN e CENELEC propõem criação de base de dados de acidentes e lesões

O Comité Europeu de Normalização (CEN) e o Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica (CENELEC) uniram-se com o objetivo de propor à Comissão Europeia a criação de um sistema de base de dados europeia sobre acidentes e lesões. 

As organizações afirmam que o custo de um sistema desta natureza será compensado tanto pela redução do número de acidentes como pela redução dos custos dos cuidados de saúde relacionados. 

Todos os anos ocorrem 41 milhões de lesões, cujos custos de saúde anuais relacionados ascendem a 78 mil milhões de euros. 73% destes acidentes ocorrem em casa ou em lazer, principalmente na prática desportiva. 

Calcula-se que 250.000 pessoas sofrem anualmente lesões graves em acidentes de viação — em comparação com as 28.000 vítimas mortais resultantes de acidentes de viação em 2012. As lesões graves mais comuns resultantes de acidentes de viação são as da cabeça e cerebrais, seguindo-se lesões nas pernas e na coluna vertebral. 

Muitas lesões graves causam sofrimentos ao longo da vida ou incapacidade permanente. Os utentes da via pública mais vulneráveis (peões, ciclistas e motociclistas) ou pertencentes a determinados grupos etários, nomeadamente os idosos, são particularmente afetados por lesões graves resultantes de acidentes de viação. 

Para comemorar o Dia Europeu do Consumidor no passado dia 15 de março, 28 organizações, representantes de empresas, consumidores e área da segurança uniram-se para realçar a necessidade de combater a atual desordem da recolha de dados a nível dos acidentes, demonstrando a necessidade da criação de um sistema que permita informação comparada e fidedigna a nível europeu. 

Elena Santiago Cid, Diretora-Geral do CEN e do CENELEC, afirmou que uma abrangente base de dados pan-europeia de acidentes e lesões irá fornecer informações valiosas aos que desenvolvem e revêm normas europeias, permitindo identificar e avaliar os riscos específicos associados a determinados tipos de produtos, procurando formas de eliminar ou minimizar esses riscos.

Fonte: http://www.segurancaonline.com/

Thursday, March 21, 2013

Projeto Internacional de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho

A União Europeia, a Safework e a OIT lançaram um projeto comum: "Améliorer la sécurité et la santé au travail à travers l'agenda pour un travail décent", para promover a segurança e saúde no trabalho em 5 países: Honduras, Malawi, Moldávia, Ucrânia e Zâmbia, com duração de 3 anos.

Sunday, March 17, 2013

Friday, March 8, 2013